"Olha-me de novo. Com menos altivez. E mais atento"

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

À minha querida vontade de escrever,

        Quem foi que disse que férias te deixa livre? Estou sendo engolida pela minha. Mas reservei meu dia 02/01/2011 para escrever no meu, abandonado, caderninho... Eis que surgiu uma retrospectiva que te mostrarei agora, blog.
        "Hoje é a primeira vez que sinto necessidade de escrever, este ano. Não, não esco estou passando por sérias confusões mentais e tampouco estou infeliz. Ano novo, vida nova e, portanto, queria relembrar meu ano de 2010 em alguns parágrafos, será que consigo?
        - 1º de janeiro de 2010, à 00h e alguns minutos -  Todos se abraçam, choram e riem, fazem felicitações, expõem desejos, e os fogos estourando na orla do Paraíso (Mosqueiro - Belém - PA) Após chorar ao telefone, com minha mãe, corri para a praia para pular minhas sete ondas, com pedidos pré-programados para cada uma. Volto para casa, como tal qual uma condenada. Mais tarde, já na praia, prometo ao meu pai que neste ano (2010) deixo de ser chata e namoro como se deve. Os dias passam e eu volto pra cidade de Belém (PA). Volta a rotina também: auto-escola, cursinho, dormir, assistir filme, limpar (essas coisas)... Aniversário da Rebecca. - 13 de janeiro de 2010 - Lá pelas tantas das 10 da manhã, eu, numa de minhas aulas de trânsito, no Detran, para fugir de tudo e de todos, recebo o telefonema que muda minha vida. Vovô me comunica que passei em Letras, na UEPA. Volto pra casa, ainda bestificada, gastando um rio de lágrimas e me preparo para um dos dias mais felizes de minha vida. Festa, amigos, família e muita alegria. 14;15;16;17.../01. Aniversário do Renato. Prova da 3ª fase da UFPA. Matrícula da UEPA. Carnaval, fantasias, família, loucuras, casa cheia. Aniversário da Raíssa. Primeiro dia de aula na UEPA. Certeza de estar no lugar certo. Conhecer bons amigos. Aniversário da vovó. Proposta de viajar pra João Pessoa (PB), em julho. Ganho a viagem de presente. Aniversário do Papai e da Keully. Resultado da UFPA. Conformidade. Vida segue. Forte do Presépio. - 27/03/2010 - morre uma grande amiga. Choro. Muita tristeza. Reencontro com amigos de longas datas. - 28/03/2010 - festinha da mamãe, em prol de meu aniversário.
    - 30 de março de 2010 - O grand'ia... Meu aniversário. Após ter ido pra aula, recebido felicitações de meus novos amigos, resolvi almoçar com meu pai e sua família, depois, voltei num toró* pra casa. Logo mais eu teria ensaio de uma peça onde eu dirigia (me gabei ^^). Neste ensaio, descubro que o listão de repescagem da UFPA havia saído. E mais uma vez, por telefone, descubro que passei numa universidade =P. Sendo assim, meus planos foram todos alterados. O que era certeza, passou a ser incerteza. O que fazer, agora? Letras ou Psicologia? Quem dera pudesse optar  pelos dois. E optei por psicologia. Até agora, julguei o caminho como certo. Portanto, ganhei férias desde abril até agosto. E o tempo correu, desde então.
   - 1º de maio de 2010 - Fulano (não preciso pôr nomes) me pede em namoro e eu respondo: "Tens certeza que é isso que queres? Namorar COMIGO?" Sou uma louca, não?... O namoro anda, até eu aprender que não se pode se enganar por muito tempo...
  Junho foi um mês agitado... Todos os domingos no Pavulagem**, vendendo bebidas para "arrecadar fundos" para a viagem (é eu ainda fui). Reencontrar pessoas, ser baculejada, preparação pra viagem.
  - 8 de julho de 2010 - Saio de Belém, por volta das 20h, por conta de um "atrasíldo" -p. Os melhores doze dias de minha vida estavam começando. Conheci tanta gente interessante, amiga, divertida, especial. Tenho até medo de listá-las para o caso de eu, sem querer, esquecer de alguém. Mas todos os que me acolheram bem,   são demais especiais para mim. João Pessoa é linda. As pessoas de lá, são lindas. Atendimento hospitalar, excelente (1º porre a gente nunca esquece). Cabeleireira receptiva. Cidade acolhedora. Jonh People. Praia do Tambaú. Feirinhããã. UFPB. Shopping. Pôr-do-sol magnífico que eu não vi =/. Taxímetro amigável. Sanduíche de tapioquinha. Tudo de mom  bom. Um dia especial? Todos foram, mas dia 16 me diz muita coisa. =§. 17/07/2010 - Rumo à Fortaleza. Cidade bonita, mas cara. O ônibus dá prego no caminho. Durmo ao ar livre, vendo estrelas *_*. Futebol de manhã cedo. Chegamos em Fortaleza (18/07/2010). Praia de Iracema, linda. Ver as estrelas daquelas pedras, não tem preço. Logo mais, Mucuripe***. Tudo pra ser uma noite inteiramente perdida, mas não foi. Desentendimento. De manhã, mais feirinhã. Estouro meu cartão e volto pra Belém, quase falida. O Motora passa com tudo por uma lombada. "[...]estava escrito nas estrelas, baby". 20/07/2010 - De volta à Belém. À realidade. Ao namorado. À família e dia 21/07/2010 - rumo à Mosqueiro. Decisões se adiando. O tempo passa... 02/08/2010 - Fuga. "Sorry, baby". Aniversário da Cris.  05/08/2010 - Término do namoro. Um novo passo. Aniversário do Júnior. Os dias voam... 15/08/2010 - 1º dia de aula, na Federal. Dinâmica, Tour. Conhecendo pessoas. Revendo outra: Érica. Maiana, Carol. Mais tarde. Jess, manolão =]. Depois, a turma inteira. Aulas de Antropologia e Sociologia = Beira-do-rio. 27/08/2010 - Aniversário da Carol e dia do Psicólogo. "Mas você já é uma psicóloga?".
--Isso tá ficando muito grande --
     Setembro... Aniversário da bisa. Aniversários do Nano. Viagem para o Mato Grosso. Dada a devida importância. Etc. Outubro... Aulas, provas, loucuras. Quintas. Eu te amo. Aniversário dele. Novembro... Trabalhos. Trabalhos. Trabalhos. Quintas. Sextas. Novembro... Aniversário do Tio Renato. Aniversário da Karolldinha. Aniversário da minha Madrinha. Mais trabalhos. Dias de enlouquecer. Ausências inevitáveis. Surtos. Alergia. Estresse. Árvore De Natal. Dezembro... "[...]Não sei porque acho que sinto muito a tua falta. Eu te amo!" Aniversário da mamãe. Apresentações. Mais ausências. Mais quintas e sextas. Aniversário da Ana. Emergência. Injeção. Shopping até às 2AM. Natal. Amigo invisível. Família. Aniversário do Vovô. Aniversário de casamento dos meus avós. Loucuras. 28/12/2010 - Ele disse: "Eu te amo!" Preparação pro Ano Novo. Despedida****. Despedida. Viagem. Limpeza. - 31 de janeiro de 2010 - 23:59min."
Estafadamente,
Renée Stª Brígida

* Chuva grossa
** Festa popular, festividade junina
*** Boite de 9 ambientes, em Fortaleza (CE)
**** Especial =P